FANDOM

Battlefield 1942.jpg

Battlefield 1942 (também conhecido como BF1942) é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela DICE e distribuído pela Electronic Arts, lançado em 2002, sendo o primeiro jogo da Série Battlefield. No jogo, os jogadores lutam em representações das batalhas da Segunda Guerra Mundial, tanto com as forças do Eixo quanto com os Aliados. O jogo ficou inicialmente conhecido pelo fato dos jogadores terem acesso a uma enorme variedade de veículos, desde tanques, jipes e aviões até grandes navios e submarinos. Apesar de ser possível jogar com em uma versão single player com "bots", o jogo foi desenvolvido visando a ser jogado no modo multiplayer. Teve duas expansões: The Road To Rome e The Secret Weapons of WWII. Atualmente, pode-se comprar toda a série em uma edição "Deluxe".

JogabilidadeEditar

A jogabilidade do jogo é baseada no domínio de bandeiras. Em um mapa médio, encontram-se em média 6 bandeiras, que podem ser dominadas por qualquer um dos adversários (exceto as bandeiras da base central). Dominar as bandeiras é importante por dois fatores: o fato de elas serem um spawn para os jogadores mortos e pelo fato dos pontos do oponente diminuirem caso a sua equipe detenha mais da metade delas. O jogo apresenta 5 classes. Cada uma tem uma especialidade: Assault (tropa de assalto): É a infantaria de guerra. As suas armas são um rifle de assalto, uma pistola, uma faca e granadas. Medic (médico): Os médicos são encarregados de recuperar os seus pontos de vida e os dos seus companheiros. As suas armas são uma submetralhadora, uma pistola, uma faca e granadas. Scout (atirador de elite/franco-atirador): Soldados eficazes em matar oponentes que se encontram a longas distâncias, porém ineficientes a curta distância. As suas armas são um rifle de precisão, uma pistola, uma faca e granadas. Possuem também um binóculo, com o qual podem marcar alvos no mapa para a artilharia. Engineer (engenheiro): Os engenheiros são encarregados de consertar os veículos e as construções. As suas armas são um rifle (semelhante ao dos scout, mas sem luneta), uma pistola, uma faca, minas terrestres e dinamite. Anti-Tank (antiblindados): São encarregados de destruir os veículos adversários. As suas armas são um lança-mísseis ("bazooka"), uma pistola, uma faca e granadas. Para locomoção no mapa, pode-se ir a pé, ou em um dos inúmeros veículos do jogo, tais como tanques de guerra, jipes, barcos, aviões e veículos blindados de transporte (APDs). Vale ressaltar que todos os veículos citados têm variações. Os tanques, por exemplo, têm várias: Panzer IV, Sherman, Tiger, M10, Chi-ha, entre outros.

MultiplayerEditar

Atualmente o jogo possui comunidade ativa, sendo que a nível nacional são quase 500 jogadores ativos e 3 servidores, uma redução grande do que o jogo já teve, mas um grande feito para um jogo de 2002. O modo de jogo padrão do Battlefield 1942 é o Conquest onde se deve capturar pontos de controle pelo mapa, podendo contar com até 32 jogadores em um servidor.

MapasEditar

Os mapas em Battlefield 1942 são baseados nas batalhas do Atlântico, Norte da África, na Europa e em outros lugares.

DesenvolvimentoEditar

  • 19 de Julho de 2002: Lançado a versão de demonstração Single Player, com o mapa Tobruk.
  • 16 de Agosto de 2002: Lançado a versão de demonstração Multiplayer, com o mapa Wake Island.
  • 10 de Setembro de 2002: Lançado oficialmente o Battlefield 1942.

Sistema de rankingEditar

O BF1942 não possui sistema de ranking oficial centralizado como no Battlefield 2. Existe, entretanto um serviço de estatísticas globais, coletadas com os servidores Gamespy, prestando estatísticas dos servidores dedicados deste jogo, chamado BFTracks. Existe também um sistema de Ranking individual para o Battlefield 1942, o SelectBF, possibilitando a criação de servidores rankeados através do processamento dos logs gerados pelo servidor dedicado, onde o jogador pode conferir estatísticas como K/D Ratio, Teamplay, veículos preferidos, maiores inimigos dentre muitas outras, cuja distribuição original foi encerrada com a versão 0.5 Beta em 2005, e existindo iniciativas de clãs e comunidades que desenvolveram versões aperfeiçoadas do sistema original, destacando-se o "Forgotten Hope-1 Global Statistics", site atual da versão aperfeiçoada "Select(bf) Pixel Fighter". Esta versão foi alvo de alegação de uso não autorizado denunciado no site oficial do FH1.

Expansões e sequênciasEditar

Battlefield 1942 recebeu 2 expansões, o The Road To Rome, em 2 de fevereiro de 2003, e o The Secret Weapons of WWII, em 4 de setembro de 2003. Foram lançadas duas continuações: Battlefield Vietnam em 14 de março de 2004 e Battlefield 2 em 21 de junho de 2005. A versão do jogo para Apple Macintosh foi lançada em 22 de junho de 2004.

ModificaçõesEditar

O Battlefield 1942 tem uma grande variedade de mods construídos pela comunidade, sendo estes os principais e ainda jogados atualmente:

Forgotten Hope - Também conhecido como FH, trata-se do mod mais realista, comparando-se com os outros de todas as séries Battlefield. Em continuação ao trabalho do Battlefield 1942, o Forgotten Hope consegue reproduzir exatamente o ambiente de Segunda Guerra, contando com mais de 250 itens originais, sendo eles tanques, aviões, veículos de transporte, rifles, pistolas, granadas, explosivos, peças de artilharia, navios, submarinos todos criados ou remodelados a fim de proporcionar ao jogador uma experiência sem precedentes.

Desert Combat - Possui como fundo o conflito no Oriente Médio utilizando veículos modernos como helicópteros e jatos.

  • Eve of Destruction - Modo que trata da guerra do Vietnã. Apresenta mais de 100 mapas, com a temática de selvas e campos de arroz. Em constante desenvolvimento, sendo que a última versão (2.30) foi lançada em fevereiro de 2011.

Battlegroup42 - Um dos últimos mods de grande porte ainda em desenvolvimento pela comunidade de BF1942, assim como o Eve of Destruction. Segue o mesmo estilo do Forgotten Hope, adicionando uma série de novos veículos, modos de jogo e recursos de jogabilidade.

  • FHSW - Uma expansão para o Forgotten Hope, seguindo o mesmo estilo da expansão oficial The Secret Weapons of WWII, com veículos que não chegaram a entrar em produção.

Também no FANDOM

Wiki aleatória